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06/07/2021

Você sabia que o checklist de operação pode ser também uma forma eficiente de avaliar o desempenho de sua equipe?

Uma frase muita disseminada principalmente entre os grupos de RH é: “Quando o bom funcionário é tratado igual ao ruim; o bom desanima e o ruim não melhora” – autor desconhecido.

Para muitas empresas de pequeno porte, ter em sua estrutura um departamento de Recursos Humanos estratégico é um privilégio. Neste cenário, avaliações de desempenho da equipe de colaboradores é, muitas das vezes, uma realidade muito distante para estas empresas. 

Uma alternativa usada pela Go Varejo que une “do necessário ao indispensável” é a realização de checklists via plataformas mobiles (celular ou tablete) que, prioritariamente, têm como objetivo padronizar e melhorar o desempenho operacional de supermercados parceiros.

Esta ferramenta é necessária, uma vez que, ao fazer um diagnóstico da operação, avaliar periodicamente a evolução do desempenho operacional e promover a capacitação contínua da equipe de colaboradores dos principais departamentos como a frente de caixa, mercearia, depósito, açougue, padaria, PAS (Produtos de Autosserviço); torna-se também indispensável por possibilitar a padronização da operação através da implantação de processos em todas as atividades que vão desde a definição dos tópicos a seguir:

- Padrão de qualidade dos produtos (principalmente perecíveis);

- Padrão de higienização, do padrão na manipulação de alimentos (inclusive, a manutenção de POPs de higienização e manipulação são obrigatórios em alguns departamentos);

- Padrão de atendimento e de armazenamento de produtos em depósitos e câmaras refrigeradas e congeladas.

E ainda: 

- Padronização dos processos operacionais de fechamento e abertura dos setores. Para abrir bem uma loja é fundamental que os processos de fechamento de loja estejam definidos e sendo cumpridos.

Uma vez implantado o checklist a Go Varejo dá subsídios para que os seus clientes supermercadistas possam avaliar suas equipes de acordo com a qualidade operacional de sua loja, com indicadores operacionais que medem o desempenho dos departamentos desde o recebimento de produtos, sua armazenagem, manipulação, abastecimento/exposição, limpeza dos setores, até o atendimento a clientes.

Desta forma, é possível avaliar a necessidade de treinamento por departamento e por colaborador, montando um plano de capacitação e avaliação continuada.

Entre em contato com a Go Varejo Consultoria Especializada em Supermercados e conheça mais sobre como a metodologia de padronização da operação de loja pode ajudar na avaliação de desempenho e capacitação de sua equipe de loja.

Danilo Bastos – Diretor de Operações Grupo Go.